A responsabilidade dos Gestores de Marketing no  resultado final das Operações Comerciais no Varejo

A responsabilidade dos Gestores de Marketing no resultado final das Operações Comerciais no Varejo

Sim, é uma linha tênue, entre a gestão de equipes multidisciplinares e suas inúmeras táticas e técnicas estratégicas ligadas à área e a atuação necessária e próxima à área comercial para fins de geração de engajamento e resultados exponenciais para a empresa.

Quem atua ou atuou no varejo, por exemplo, sabe que não basta ser um expert em Marketing, atuando diariamente na gestão de campanhas online e offline, mas que é necessário ser um expert em engajamento de equipes comerciais, entendendo que é lá na “ponta” onde regionais, gerentes de loja, consultores e vendedores atuam e podem contribuir massivamente e de forma brilhante, com insights ricos para o planejamento de campanhas de marketing da empresa.

No varejo o planejamento mensal, deve ser aferido diariamente para as devidas correções de rota. Além de criar a campanha mensal e suas devidas estratégias de performance, deve-se criar também alternativas para suprir as necessidades das equipes comerciais de forma geolocalizada.

Tais necessidades passam por engajes comerciais, refinamento da estratégia macro, peças digitais personalizadas, geolocalização, parcerias locais, dentre outros. Estratégias tratadas de forma personalizada e localmente, fazem toda a diferença. 

Contribuir com os resultados da equipe comercial, sendo um Marketing parceiro e entendendo que dentro das organizações, ser servidor é de suma importância, faz com que os objetivos sejam centrados em um único foco e tudo flui. Não acredito em áreas de MARKETING distantes da equipe comercial, que não ouvem as necessidades locais e muito menos agem em prol dos resultados individuais e coletivos de uma unidade de negócios (loja).

Os tempos mudaram para todos e se já fazia toda a diferença um Marketing atuante e próximo a área Comercial, agora mais do que nunca estas áreas precisam se unir no sentido de se ouvirem, se conectarem e darem as mãos em prol de resultados mais consistentes para a empresa. O que vale agora não é quem criou, quem fez ou quem teve a ideia. O que vale agora é o RESULTADO FINAL expressivo para a companhia. O mérito é de todos e para todos, afinal o mais importante é que a empresa que você trabalha tenha a saúde financeira e de imagem que o faça ter orgulho de pertencer e poder continuar pertencendo. Reflita. Ambientes saudáveis são aqueles onde a união prevalece de fato e não somente no quadro de missão ou propósitos da companhia.

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